Observatório Alagoas

O Observatório de Políticas Públicas de Alagoas, iniciativa do Governo de Alagoas em parceria com o ONU-Habitat, é uma estratégia de localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco no monitoramento dos 102 municípios do estado.

A estratégia foi desenvolvida em resposta à falta de dados atualizados e desagregados em nível municipal que pudessem apoiar o monitoramento de indicadores para o desenvolvimento de políticas baseadas em evidências e em uma tomada de decisões mais transparente. Além do impacto nas políticas públicas, a estratégia visa promover o acesso aberto aos dados e estimular a participação cidadã na construção e monitoramento de programas e projetos.

A plataforma está se constituindo como um fórum permanente, inovador e sustentável de acesso e fiscalização de dados públicos, com uma plataforma digital composta por uma matriz de indicadores relacionados aos ODS.

No âmbito do Observatório, serão executadas medidas técnicas voltadas à redução das desigualdades, melhoria de indicadores e promoção do desenvolvimento sustentável em Alagoas, no formato de relatórios transversais e análises temáticas.

Esperamos que o Observatório possa desenvolver suas várias potencialidades diretamente ligadas ao alcance das metas nacionais da Agenda 2030, como estabelecer mecanismos permanentes de monitoramento dos ODS e indicadores urbanos, promover o uso de dados na formulação de políticas em nível municipal e estadual, fortalecer a prestação de contas e a transparência, e fomentar a apropriação local e uma cultura de monitoramento e avaliação.
Pular para o conteúdo