Observatório Alagoas

RESÍDUOS SÓLIDOS

O QUE É A POLÍTICA?

É uma política de promoção de qualidade ambiental, criada para transformar o manejo e o tratamento dos resíduos sólidos produzidos em/nos municípios alagoanos. Tem sido implementada seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e com o envolvimento das esferas municipal e estadual, organizações da sociedade civil e empresas do setor de resíduos sólidos.

Ao regionalizar a gestão dos resíduos sólidos, a iniciativa conseguiu, de forma conjunta, alinhar os custos de operação e manutenção de serviços, resultando no fechamento de todos os lixões do estado, por exemplo.

Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana, em Pilar

.................................................................................................................................................................................................................................

LOCALIZAÇÃO DOS ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como as 169 metas da Agenda 2030, precisam ser localizados em âmbito global, nacional e estadual (ONUH).

Localização é o processo de levar em consideração os contextos locais, tanto para estabelecer os objetivos e metas, como também determinar os programas de implementação e os indicadores para mensurar e monitorar sua evolução.

(Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional – ONU Brasil, 2016.)

POR QUE É ESTRATÉGICA?

Ao executar a gestão adequada dos resíduos sólidos, a política não apenas contribui para a proteção dos recursos naturais de Alagoas, mas também para a melhoria das condições de vida no campo e na cidade, fomentando o desenvolvimento sustentável e inclusivo com a criação de empreendimentos no setor.

Lembrando que:

  • No estado de Alagoas, 58% dos resíduos coletados eram dispostos em lixões sem receber qualquer tipo de tratamento;
  • A disposição inadequada de resíduos sólidos, sobretudo em municípios com mais de 30 mil habitantes, é danosa tanto para o meio ambiente quanto para a população, podendo resultar na contaminação do solo e do ar e num grave risco à saúde pública.

Aterro sanitário em Pilar

SOLUÇÃO ENCONTRADA

A política coloca em prática os objetivos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos no estado de Alagoas. Suas ações foram estruturadas a partir dos seguintes eixos:

  • Gestão adequada dos resíduos sólidos em consonância com o estímulo à fiscalização e formação de consórcios públicos;
  • Instalação da infraestrutura necessária para a destinação adequada dos resíduos sólidos, permitindo o encerramento dos lixões;
  • Estímulo às prefeituras relutantes à adequação à nova legislação, por meio de uma política de incentivos;
  • Ações de educação ambiental e execução do programa de coleta seletiva.
Usina de biogás instalada na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar

.................................................................................................................................................................................................................................

PRINCIPAIS RESULTADOS

DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

INFRAESTRUTURA PARA
DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS

IMPACTOS PARA A SOCIEDADE

A implementação da política de resíduos sólidos  cria melhores condições sanitárias e de saúde pública com a redução de impactos sobre o meio ambiente, além de estimular a atuação dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis com melhores condições de trabalho. Além disso, fomenta a geração de empregos em razão das atividades de empresas especializadas na construção e operacionalização de aterros sanitários, e, por fim, impacta indiretamente o turismo, ante a preservação dos recursos naturais do estado com a gestão e destinação adequada dos resíduos.

CICLO DE RESULTADOS E IMPACTOS

As figuras abaixo mostram o ciclo de resultados e impactos esperados do programa e os indicadores para monitoramento e avaliação. As cores ao lado de cada caixa representam o indicador correspondente na tabela.

Indicador
(unidade de medida)

Por que usar?

Fonte

Proporção de aterros e estações de transbordo implementadas em relação às previstas (%)

Indica o conjunto de esforços realizados para promover soluções estruturais para a destinação adequada dos resíduos sólidos

Governo de Alagoas | Semarh

CS001 (SNIS) - Municípios com coleta seletiva sob quaisquer modalidades (%)

Indica o conjunto de esforços realizados para promover soluções estruturais para a destinação adequada dos resíduos sólidos recicláveis

MDR | SNIS

Disposição adequada dos resíduos sólidos (%)

Indica o resultado das ações integradas em gestão integrada de resíduos sólidos

MDR/SNIS

IN032 (SNIS) - Massa recuperada per capita de materiais recicláveis (exceto matéria orgânica e rejeitos) em relação à população urbana (Kg/hab./ano)

Permite avaliar o conjunto das informações sobre a massa recuperada (massa total recuperada: papel, plástico, metal, vidro e outros) em relação à população urbana do município

MDR/SNIS

CS028 (SNIS) - Municípios com coleta seletiva envolvendo catadores (%)

Indica o resultado das ações integradas em gestão integrada de resíduos sólidos

MDR/SNIS

Qualidade de Aterro dos Resíduos (Índice)

Indica o monitoramento das condições de controle sobre os aterros e estratégias de prevenção contra contaminação dos solos e da água

Governo de Alagoas | IMA

Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (internações por cem mil habitantes)

Para avaliar o impacto da Política na saúde pública

MS | DataSUS

Custo de internações originadas por DRSAI (R$ per capital)

Para dimensionar a economia em custo de internação

MS | DataSUS

Diversidade das espécies (índice)

Indica o resultado da redução da pressão antrópica sobre a preservação dos principais ecossistemas

A definir

IN031 (SNIS) - Taxa de recuperação de materiais recicláveis (exceto matéria orgânica e rejeitos) em relação à quantidade total (rdo + rpu) coletada (%)

Avalia a proporção de recicláveis secos recuperados frente à massa total de RDO+RPU coletada no município

MDR | SNIS

Pular para o conteúdo