É uma política de promoção de qualidade ambiental, criada para transformar o manejo e o tratamento dos resíduos sólidos produzidos em/nos municípios alagoanos. Tem sido implementada seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e com o envolvimento das esferas municipal e estadual, organizações da sociedade civil e empresas do setor de resíduos sólidos.
Ao regionalizar a gestão dos resíduos sólidos, a iniciativa conseguiu, de forma conjunta, alinhar os custos de operação e manutenção de serviços, resultando no fechamento de todos os lixões do estado, por exemplo.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como as 169 metas da Agenda 2030, precisam ser localizados em âmbito global, nacional e estadual (ONUH).
Localização é o processo de levar em consideração os contextos locais, tanto para estabelecer os objetivos e metas, como também determinar os programas de implementação e os indicadores para mensurar e monitorar sua evolução.
Ao executar a gestão adequada dos resíduos sólidos, a política não apenas contribui para a proteção dos recursos naturais de Alagoas, mas também para a melhoria das condições de vida no campo e na cidade, fomentando o desenvolvimento sustentável e inclusivo com a criação de empreendimentos no setor.
Lembrando que:
A política coloca em prática os objetivos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos no estado de Alagoas. Suas ações foram estruturadas a partir dos seguintes eixos:
A implementação da política de resíduos sólidos cria melhores condições sanitárias e de saúde pública com a redução de impactos sobre o meio ambiente, além de estimular a atuação dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis com melhores condições de trabalho. Além disso, fomenta a geração de empregos em razão das atividades de empresas especializadas na construção e operacionalização de aterros sanitários, e, por fim, impacta indiretamente o turismo, ante a preservação dos recursos naturais do estado com a gestão e destinação adequada dos resíduos.
As figuras abaixo mostram o ciclo de resultados e impactos esperados do programa e os indicadores para monitoramento e avaliação. As cores ao lado de cada caixa representam o indicador correspondente na tabela.
Indicador
(unidade de medida)
Por que usar?
Fonte
Proporção de aterros e estações de transbordo implementadas em relação às previstas (%)
Indica o conjunto de esforços realizados para promover soluções estruturais para a destinação adequada dos resíduos sólidos
Governo de Alagoas | Semarh
CS001 (SNIS) - Municípios com coleta seletiva sob quaisquer modalidades (%)
Indica o conjunto de esforços realizados para promover soluções estruturais para a destinação adequada dos resíduos sólidos recicláveis
MDR | SNIS
Disposição adequada dos resíduos sólidos (%)
Indica o resultado das ações integradas em gestão integrada de resíduos sólidos
MDR/SNIS
IN032 (SNIS) - Massa recuperada per capita de materiais recicláveis (exceto matéria orgânica e rejeitos) em relação à população urbana (Kg/hab./ano)
Permite avaliar o conjunto das informações sobre a massa recuperada (massa total recuperada: papel, plástico, metal, vidro e outros) em relação à população urbana do município
MDR/SNIS
CS028 (SNIS) - Municípios com coleta seletiva envolvendo catadores (%)
Indica o resultado das ações integradas em gestão integrada de resíduos sólidos
MDR/SNIS
Qualidade de Aterro dos Resíduos (Índice)
Indica o monitoramento das condições de controle sobre os aterros e estratégias de prevenção contra contaminação dos solos e da água
Governo de Alagoas | IMA
Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (internações por cem mil habitantes)
Para avaliar o impacto da Política na saúde pública
MS | DataSUS
Custo de internações originadas por DRSAI (R$ per capital)
Para dimensionar a economia em custo de internação
MS | DataSUS
Diversidade das espécies (índice)
Indica o resultado da redução da pressão antrópica sobre a preservação dos principais ecossistemas
A definir
IN031 (SNIS) - Taxa de recuperação de materiais recicláveis (exceto matéria orgânica e rejeitos) em relação à quantidade total (rdo + rpu) coletada (%)
Avalia a proporção de recicláveis secos recuperados frente à massa total de RDO+RPU coletada no município
MDR | SNIS