Observatório Alagoas

ESCOLA 10

O QUE É O PROGRAMA?

O Escola 10 é um programa educacional que promove a articulação entre as redes estadual e municipal de ensino para garantir os direitos de aprendizagem de estudantes da Educação Básica pública de Alagoas. Para isso, promove o acompanhamento pedagógico e a produção de material didático diversificado, além de avaliar de perto e premiar o desempenho de estudantes, municípios e escolas.

Primeira edição da caravana Avança Escola 10, realizada no município de Palmeira dos Índios.

.................................................................................................................................................................................................................................

LOCALIZAÇÃO DOS ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como as 169 metas da Agenda 2030, precisam ser localizados em âmbito global, nacional e estadual (ONUH).

Localização é o processo de levar em consideração os contextos locais, tanto para estabelecer os objetivos e metas, como também determinar os programas de implementação e os indicadores para mensurar e monitorar sua evolução.

(Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional – ONU Brasil, 2016.)

POR QUE É ESTRATÉGICO?

O Programa propõe solucionar um problema estrutural do estado de Alagoas ao garantir a oferta de um ensino de qualidade, combatendo a alta taxa de analfabetismo, o fraco desempenho no IDEB e a grave distorção idade-série, que mede a taxa de estudantes que estão com idade acima da considerada referência e frequentam o ano escolar junto de colegas mais jovens.

Além disso, a qualidade e o aproveitamento no ensino melhoram a vida dos cidadãos alagoanos, ampliam o acesso aos direitos sociais e a oportunidades e são um fator potencializador do crescimento econômico futuro no estado.

Aluno em sala de aula.

SOLUÇÃO ENCONTRADA

Para aprimorar a educação alagoana, as ações do programa concentram-se em fornecer apoio técnico-financeiro às redes de ensino do estado, principalmente nas seguintes frentes:

  • Investir no acompanhamento pedagógico junto às escolas municipais e estaduais, ação potencializada com a criação do Articulador de Ensino, que funciona como elo de comunicação entre as unidades e o Programa Escola 10;
  • Aprimorar e modernizar a produção e disponibilização de material didático, tanto para alunos quanto para docentes;
  • Avaliar o desempenho dos estudantes com regularidade e de forma padronizada, permitindo a análise de problemas e possibilidades de atuação;
  • Promover premiações aos alunos e, com isso, combater a evasão escolar, bem como conceder prêmios aos professores e municípios, de acordo com seus desempenhos.
Aluna com cartão do Escola 10.

.................................................................................................................................................................................................................................

PRINCIPAIS RESULTADOS

EVOLUÇÃO DO IDEB POR MUNICÍPIO

IMPACTOS PARA A SOCIEDADE

O Escola 10 beneficia diretamente crianças e adolescentes, estudantes de escolas das redes públicas de ensino, fornecendo-lhes condições para manterem-se nas escolas, além de melhorar a qualidade do ensino.

A própria estrutura de rede de ensino também é beneficiada pelo Programa, pois está amparada pela política de formações continuadas e bonificações financeiras. A iniciativa pode, ainda, impactar toda a sociedade alagoana através da maior capacidade de investimento das prefeituras dos municípios premiados e do fortalecimento da formação de profissionais mais capacitados e preparados, este último sendo um fator determinante para o desenvolvimento econômico e social do estado.

CICLO DE RESULTADOS E IMPACTOS

As figuras abaixo mostram o ciclo de resultados e impactos esperados do programa e os indicadores para monitoramento e avaliação. As cores ao lado de cada caixa representam o indicador correspondente na tabela.

Indicador
(unidade de medida)

Por que usar?

Fonte

Proporção dos articuladores selecionados sobre articuladores previstos (%)

Indica o nível de implementação do programa a partir do seu elemento mais estruturador

Governo de Alagoas | SEDUC

Crescimento municípios contemplados pela Premiação Escola 10 (edição atual - edição anterior) (%)

Indica a evolução do esforço dos municípios em aprimorar a qualidade da educação

Governo de Alagoas | SEDUC

Evolução da nota SAEB e Prova Alagoas (%)

Indica o resultado do esforço de aprimoramento da qualidade da educação

INEP e Governo de Alagoas

Taxas de aprovação, reprovação e abandono por nível de ensino (%)

Indica a efetividade das ações de ampliação do engajamento da comunidade escolar

INEP | Censo Escolar

Taxa de distorção idade-série por nível de ensino (%)

Indica os resultados dos esforços de aumento dos fluxos escolares

INEP | Censo Escolar

Índice de Desenvolvimento Humano (In)

Indica o resultado de políticas intersetoriais para melhoria da qualidade de vida

IPEA | Atlas Brasil

Índice de Desenvolvimento Humano - Dimensão Educação (In)

Indica o papel da educação na melhoria da qualidade de vida da população

IPEA | Atlas Brasil

Índice de produtividade (valor adicionado por ocupado)

Indica o possível aumento da produtividade do trabalho a partir de melhor formação e qualificação do trabalhador

IBGE | PIB municipal

Pular para o conteúdo